quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Aleluia! Lee Ranaldo vem aí!


As noticias ruins aqui no sertão paulista despencam em nossa cabeça como a fuligem da queimada de cana. A última bizarrice foi a filiação de Jair Bolsonaro a um partido da vizinha Barrinha. Mas alguns fatos nos fazem renovar nossa fé na humanidade.

Neste sábado, dia 12, São Sebastião do Ribeirão Preto recebe ninguém menos do que mister Lee Ranaldo, legítimo herói do rock independente (ou indie) internacional.

Lee foi durante 30 anos, guitarrista principal e compositor de uma verdadeira instituição da música underground norte-americana, o Sonic Youth (em bom português 'Juventude Sônica'). A banda de Nova York influenciou muita gente nas últimas décadas.

De cabeça, me lembro de nomes como Nirvana, Mudhoney, Dinosaur Jr., Teenage Fanclub, Foo Fighters, Superchunk e até os piracicabanos do Killing Chainsaw.

Lee abre a sua turnê brazuca em nossa cidade e logo em seguida, passa por capitais como Curitiba, BH, Rio de Janeiro e São Paulo. Ribeirão é o único município do interior a fazer parte do roteiro. Agradeçam, mais uma vez, ao Sesc. Aliás, dediquem uma missa à unidade local por isso.



Novo disco
Segundo nos informa a produtora Desmonta, neste show inédito, o músico apresenta canções de seu novo disco "Electric Trim", gravado entre Nova York e Barcelona. O lançamento oficial será dia 15 de setembro pelo selo Mute Records.

Essa não é primeira vez que o nova-iorquino se apresenta no interior paulista, pois ele já esteve em Araraquara há alguns anos. Porém, para Ribeirão Preto, é algo absolutamente surreal.

Para uma cidade acostumada a subprodutos, artistas cover e todo tipo de picaretagem, Ranaldo é um antídoto a mediocridade reinante. Mas não esperem o noise rock atordoante do Sonic Youth.

O músico vem se dedicando ao violão e temas mais intimistas em seu trabalho solo e chega ao Brasil na melhor versão João Gilberto, com um banquinho e um violão.

Ver um ex-Sonic Youth desplugado é algo que nos deixa curioso. Mas se nosso amigo quiser abrir espaço no set para músicas como ‘Silver Rocket’ ou ‘Dirty Booots’, de sua antiga banda, em versão folk, ninguém vai achar ruim.




2 comentários:

Tamo aqui!

Os melhores de um ano caótico!

Sim, gente amiga, Saturno Pop também organizou uma lista dos melhores do ano. A diferença é que em tempos virtuais, resolvemos resumir as es...

Saturno Pop is Alive