sexta-feira, 17 de novembro de 2017

O Brasil de João


Entre tantas noticias ruins desse Brasil varonil, a mais recente envolve um dos grandes nomes da música mundial. João Gilberto, aos 86 anos, está tão enrolado em dívidas e problemas de saúde que seus filhos mais velhos resolveram interditá-lo na Justiça.

Devendo milhões a um banco e sem condições psicológicas de tomar decisões, João, o herói/inventor da bossa nova, parece não pertencer mais a esse planeta.

João é de uma geração de ouro que colocou o Brasil nos trilhos da modernidade. Longe de exotismos e brejeirices, o baiano levou a música brasileira para um patamar único, universal e, ao mesmo tempo, muito particular.

Invenção
Costumo dizer que a bossa nova, mais do que um gênero, foi uma forma que João inventou de cantar e tocar samba. Nada se compara ao que ele fez. O sujeito mudou tudo de uma forma tão doce e minimalista que assusta pela sofisticação.

Intérprete de voz pequena e mãos precisas, o músico utilizou seus limites para criar uma constelação sonora. Entender sua música é compreender também que ‘less is more’, como certa vez disse Miles Davis.

O mundo de João não existe mais. Seus (poucos) amigos e contemporâneos já partiram e o Brasil de hoje parece não entender o seu legado.


Solidão
Excêntrico, beirando a maluquice, o baiano nunca foi um exemplo de simpatia e boas maneiras nos palcos. E sua incompatibilidade com a vida ordinária resultou em solidão e caos financeiro.

Nestes tempos sombrios e medíocres, chega a ser sintomático ver um ícone como ele sendo retratado como um velho moribundo.

O Brasil de ‘Chega de Saudade’ era o país do futuro, com JK, Niemeyer, João, Tom Jobim e Vinicius à frente. Passados quase 60 anos, confirmou ser a nação que vive um eterno romance de desilusão, como bem lembrou o escritor Milton Hatoum. E bem feito pra nós!


2 comentários:

  1. O pior é um banco emprestar 10 milhões pro cara em troca de direito autoral , sabendo que o cara tava lele !!

    ResponderExcluir

Tamo aqui!

Os melhores de um ano caótico!

Sim, gente amiga, Saturno Pop também organizou uma lista dos melhores do ano. A diferença é que em tempos virtuais, resolvemos resumir as es...

Saturno Pop is Alive