quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Há 40 anos, nascia o pós-punk




Gosto de dizer que o melhor do punk foi o pós-punk. Se bandas como Ramones e Sex Pistols deram um basta aos excessos que estavam matando o rock e renovaram o estilo por meio de um som primitivo, o futuro ainda era incerto. Sim, porque o lema dessa turma era o ‘No future for you’.

Porém, uma nova geração de bandas resolveu transformar a urgência punk em algo mais  poético, sombrio e experimental. Nascia o pós-punk. O ano zero desse fenômeno foi 1978, quando cabeças de chave do movimento punk como Johnny Rotten, líder do Sex Pistols, resolveram mudar o jogo.

Nevermind
Um ano depois de lançar o explosivo ‘Nevermind the Bollocks’, Rotten abandonou os Sex Pistols, voltou a usar seu sobrenome de batismo, Lydon, montou o PIL (Public Image Ltd.) e gravou um disco surpreendente: ‘Public Image – First Issue’.

Foi o bastante para que o sujeito fosse tratado como Judas. Porém, ali estavam os elementos chaves do movimento pós-punk: krautrock, baixo marcante, câmara de eco, guitarras entupidas de efeitos e – suprema heresia – músicas imensas.  


Manchester
Enquanto isso, no mesmo ano, numa cidade feia e industrial do norte da Inglaterra, outra revolução se pronunciava. Um jornalista chamado Tony Wilson montava a gravadora Factory e transformava Manchester na Meca do pós-punk.

Wilson decidiu criar o selo com o amigo Alan Erasmus depois de ver um show dos Sex Pistols, uniu-se a outro maluco, o genial produtor Martin Hannett, e contratou bandas locais como o Joy Division, Durutti Collumn e A Certain Radio.


Por toda ilha
Manchester é um capitulo a parte nessa história toda. De lá ainda saíram bandas como Buzzcocks, Magazine, The Fall, The Smiths, New Order, James e a turma da fase ‘Madchester’: Happy Mondays, Charlattans, Stone Roses e, anos depois, o Oasis.

 Enquanto isso, o pós-punk se espalhava por toda Inglaterra nos anos 1980 e deu ao mundo grupos como The Cure, Bauhaus, Echo & The Bunnymen, Gang of Four e Killing Joke. E, a não ser o Gang of Four, todas essas bandas se formaram (adivinhem!) em 1978. Realmente um ano que marcou o rock mundial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tamo aqui!

Os melhores de um ano caótico!

Sim, gente amiga, Saturno Pop também organizou uma lista dos melhores do ano. A diferença é que em tempos virtuais, resolvemos resumir as es...

Saturno Pop is Alive