quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Rouba, mas faz!

Alguém já disse que o artista de talento é ‘influenciado’ pelos seus ídolos. Já o gênio vai lá e rouba as ideias dos outros na cara dura.

O fato é que quando o assunto é música pop, não são poucos os casos de pilhagens envolvendo gente graúda que teve que responder nos tribunais por plágio.

Um dos sujeitos mais roubados na história do rock, por exemplo, foi Chuck Berry, o cara que praticamente inventou essa porra toda. Por sorte, Chuck não levava desaforo pra casa.

Dois dos embates mais célebres colocaram os Beach Boys e até os Beatles no banco dos réus. No primeiro caso, Brian Wilson e cia copiaram ‘Sweet Little Sixteen’ inteira pra escrever ‘Surfin’ in USA’. Berry acionou os advogados e seu nome foi creditado como coautor da faixa.



Sinal de alerta
Anos depois, John Lennon abriria o disco ‘Abbey Road’ dos Beatles com ‘Come Together’, e o sinal de alerta de Chuck acendeu ao perceber similaridades com a sua ‘You Can’t Catch Me’, lançada na década anterior.

Numa espécie de ‘acordo de cavalheiros’, Lennon regravou a música em seu álbum de covers ‘Rock’n´Roll’, lançado em 1975. Chuck faturou horrores em direitos autorais.



Inconsciente
Numa entrevista à Playboy nos anos 1980, Paul McCartney disse que o Fab Four vivia roubando as ideias dos outros sem o menor peso na consciência. Parece que eles levaram a prática para suas carreiras-solo.

George Harrison, por exemplo, teve que desembolsar uma grana alta por ‘plágio inconsciente’ de ‘He’s So Fine’ do grupo vocal Chiffons. Ouça a música e veja de onde surgiu um dos maiores sucessos de Harrison: ‘My Sweet Lord’.



Bucaneiros
Aliás, os ingleses são verdadeiros bucaneiros neste ramo. Willie Dixon, parceiro de Chuck Berry nos anos 1950, também foi pilhado por outra banda britânica: o Led Zeppelin. Seu nome acabou creditado no clássico ‘Whole Lotta Love’ pela incrível semelhança com ‘You Need Love’, lançada em 1963 pelo bluesman Muddy Waters.





Segundo os detratores, o Led é um caso à parte quando o assunto é plágio. A banda recentemente foi acusada de roubar os acordes iniciais de ‘Taurus’, do grupo psicodélico Spirit, para escrever ‘Stairway to Heaven’. O processo não deu em nada.



Taj Mahal
Aqui no Brasil, um dos casos mais famosos de plágio colocou Rod Stewart e Jorge Benjor em lados opostos. Rod chupou ‘Taj Mahal’ descaradamente para a sua ‘D’ya know I’m sexy’. Jorge processou, mas garante que até hoje não viu a cor da grana.



Lista grande
A lista é grande e temos ainda casos envolvendo Kraftwerk X Afrika Bambataa (‘Trans Europe Express’/’Planet Rock’), Michael Jackson X Manu Dibango (‘Wanna Be Starting Something/’Soul Makossa’), Queen X Vanilla Ice (‘Under Pressure’/’Ice ice Baby'), The Verve X Rolling Stones (‘Bitter Sweet Simphony’/’The Last Time’), Radiohead X The Hollies (‘Creep’/’The Air That I Breathe’) e por ai vai.

Curioso é que existem ainda exemplos de plágios descarados que, por camaradagem ou desapego mesmo, não resultaram em nada.

Neste item, podemos incluir o Nirvana que surrupiou os riffs iniciais de ‘Eighties’ do Killing Joke, na música ‘Come as you are’, e os Strokes que tomaram emprestado ‘American Girl’ de Tom Petty, para o hit ‘Last Nite’.




E claro, a recente polêmica entre Black Sabbath e a nossa Vanusa, em que os fãs da cantora brasileira juram que os pais do heavy metal roubaram ‘What to Do’ para comporem ‘Sabbath Bloody Sabbath’. Ambas foram lançadas em 1973, porém a canção de Vanusa saiu meses antes.



Coincidência?

N. da R.: Para mais informações, tem uma reportagem bem legal que a repórter Daniela Fescina escreveu para a (recém-falecida) revista Mundo Estranho. Aqui: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/os-10-plagios-mais-famosos-da-musica/




4 comentários:

  1. Roubo é a como a invenção da roda...nada se cria tudo se copia..rsrrs
    Pra variar um textão Regis!!

    ResponderExcluir
  2. O (ótimo) filme Cadillac Records mostra a treta entre Chuck Berry os Beach Boys.

    ResponderExcluir
  3. Boa Cleber! Vou assistir esse ai!! Grande abraço!

    ResponderExcluir

Tamo aqui!

Os melhores de um ano caótico!

Sim, gente amiga, Saturno Pop também organizou uma lista dos melhores do ano. A diferença é que em tempos virtuais, resolvemos resumir as es...

Saturno Pop is Alive