quarta-feira, 19 de julho de 2017

Bom, bonito e uruguaio


O blog Saturno Pop também é gastronomia, principalmente quando o assunto é vinho bom, bonito e barato. E nesta friaca pela qual estamos passando nesse momento, nada como degustar esse néctar milenar numa noite enluarada. 

A dica de hoje é o vinho tinto uruguaio Solar Del Paso descoberto por esse que vos escreve nas noites frias de Montevidéu. Encontrado em padarias e armazéns no Centro da capital uruguaia a preços populares, é a prova de que não é preciso vender um rim para tomar uma bebida que preste. 

E, suprema felicidade, já pode ser encontrado por estas plagas. Eu mesmo paguei 20 reais pela garrafa em um supermercado aqui em São Sebastião do Ribeirão Preto. Uma ninharia, pelo que ele nos propõe. Claro que seu amigo enólogo/sommelier vai torcer o nariz, mas cada um com o seu mau gosto, como diria o francês. 

Sem rolha
Por falar em francês, o Solar Del Paso é produzido na região de Canelones em tonéis de carvalho fabricados na França, país de origem das uvas Tannat, muito populares no Uruguai. A garrafa que tomei é da safra de 2015 e não me pergunte se isso é  bom ou ruim, mas adorei o resultado.

 O vinho é encorpado e ao mesmo tempo suave, com um bom teor de tanino (substância presente em sementes e na casca da uva que dá a sensação de secura e ‘boca amarrada’), mas não é tão agressivo. Por isso, a acidez não vai lhe deixar um ‘gosto amargo de fel’ e nem atacar a sua úlcera de estimação. 

A garrafa não tem rolha, mas, oh heresia!, uma tampa de rosca. E daí? Menos cortiça pra poluir esse planeta, eu diria. 

Tá com fome ou laricado? Pois o Solar Del Paso é frutado e combina com carnes vermelhas e queijos de pasta dura ou de maturação longa. Não me venha com muçarela e queijo fresco, por favor, mas se tiver sem dinheiro, um meia-cura mineiro resolve. 

Moral
Ao fim, para fazer aquela ‘moral’ com os amigos ou com o companheiro e/ou companheira, mostre que você também tem gosto apurado para as artes e  tenha em mãos algo de qualidade para uma ‘harmonização musical’. 

Se você for fã de vinil, meu amigo/minha amiga, ai sim a noite está ganha. A dica do blog é o disco ‘Ocean Rain’ (1984) de uma das bandas prediletas da casa: o Echo & The Bunnymen. O ruído da agulha nas caixas de som com o cheiro do vinho entrando pelas narinas é afrodisíaco. Vai que é sua!!!







Um comentário:

Tamo aqui!

Os melhores de um ano caótico!

Sim, gente amiga, Saturno Pop também organizou uma lista dos melhores do ano. A diferença é que em tempos virtuais, resolvemos resumir as es...

Saturno Pop is Alive