sexta-feira, 1 de setembro de 2017

O Reading Festival mudou minha vida

Na época, não se falava em outra coisa. Há 25 anos, a Rede Bandeirantes, hoje Band TV, anunciava a exibição do Reading Festival em TV aberta. Foi uma festa para nós, neo-grunges e proto-indies que amávamos o novo rock que brotava nos EUA e na Inglaterra. 

Veja, meu amigo/amiga, não existia internet e os canais a cabo engatinhavam no Brasil. Para assistir a seus ídolos gringos ao vivo, só havia duas formas: ir a festivais que custavam o olho da cara e quase não existiam no Brasil ou assistir pela TV, principalmente emissoras especializadas como a MTV. Ver um festival alternativo inglês num canal comercial, era algo raríssimo. Hoje nem se fala.

Dia desses, sites e blogs nacionais e internacionais postaram o cartaz com a programação completa de Reading naquele ano. Juro que uma lágrima escorreu no meu rosto. Era o ‘creme de la creme’ daquela geração mágica. Deem uma conferida abaixo: 




A Band exibiu um compacto com trechos de shows das bandas que tocaram no palco principal do evento. Mas graças a essas imagens que conheci grupos como o Pavement, Teenage Fanclub, Rolins Band e a deusa suprema P.J. Harvey. 




Uma das bandas que me deixou surpreso foi o Smashing Pumpkins. Billy Corgan, ainda cabeludo, era um animal na guitarra. Aliás, todos do grupo eram músicos acima da média. Um hard rock psicodélico excepcional. 




De resto, meus ídolos Mudhoney, sujos de lama (‘mudhoney’ significa ‘mel de lama’) e deixando todo mundo surdo com sua garageira entupida de fuzz. Lembro que a Band, talvez por questões contratuais, não exibiu o show do Nirvana, com Kurt Cobain entrando de peruca no palco, roupa de hospital e sendo empurrado em uma cadeira de rodas. Consegui ver anos depois na internet. Aqui completo:




O Reading existe até hoje, mas está longe da relevância dos anos 1990. Aquela edição de 1992, em especial, foi algo realmente marcante e eu não me esqueço jamais. Minha vida nunca mais foi a mesma. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tamo aqui!

Os melhores de um ano caótico!

Sim, gente amiga, Saturno Pop também organizou uma lista dos melhores do ano. A diferença é que em tempos virtuais, resolvemos resumir as es...

Saturno Pop is Alive