sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Mercadão é o shopping do povo




Não me canso de dizer que o Mercado Municipal de Ribeirão Preto (SP) é o melhor shopping center da cidade. É o local mais democrático e gastronomicamente rico da região. É um retrato verdadeiro do que o Brasil tem de melhor.

Na quinta-feira, completou 117 anos, o que é algo surpreendente numa cidade ‘noveau-riché’ como São Sebastião do Érrepê. Passou por poucas e boas neste tempo todo, como constantes enchentes e um incêndio que destruiu o prédio original em 1942.

Esse que nós conhecemos atualmente foi construído em 1958 na gestão do prefeito Costábile Romano e projetado pelo engenheiro/arquiteto Jayme Zeiger. Zeiger era um visionário que, entre outras coisas, construiu o Teatro de Arena da cidade.

                                          O melhor pastel de Ribeirão Preto (SP)

Problemas
O Mercadão sofreu por anos com problemas em sua estrutura e descaso da Prefeitura. Lembro que na década de 1990, era tido como um espaço decadente. Apenas nos últimos anos é que, aos trancos e barrancos, começou a se reerguer e tentar evitar sua descaracterização: ou seja, impedir a entrada de produtos ‘made in China’ em suas lojas.

É uma pena que anos atrás, ao invés do município investir numa ampla reforma e modernização a exemplo do que foi feito em São Paulo, um ‘Novo Mercadão’ foi construído em Ribeirão pela iniciativa privada.

Trata-se de um mercadão ‘gourmet’, feito para a turma endinheirada com pouca paciência para lojas de candomblé e de fumo de corda.

Quando era garoto, minha vó costumava me levar ao Mercado Municipal de São Paulo. Aquele lugar me dava medo de tão decrépito. Hoje, é um dos orgulhos da cidade. Um exemplo a ser seguido.


Nosso Mercadão merece! 

Isso aí são jurubebas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tamo aqui!

Os melhores de um ano caótico!

Sim, gente amiga, Saturno Pop também organizou uma lista dos melhores do ano. A diferença é que em tempos virtuais, resolvemos resumir as es...

Saturno Pop is Alive