quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Rei David contra a censura nacional




Toda vez que eu ouço a palavra ‘censura’ eu lembro do grande David Cardoso, diretor, ator e produtor de cinema que fez fama e fortuna na Boca do Lixo em São Paulo.

David ganhou tanta grana com filmes de sacanagem na década de 1970 que recebeu o apelido de ‘Rei da Pornochanchada’. Ou seja, em plena ditadura militar, o sexo corria solto nas telas do Brasil com absoluto sucesso.

O mais incrível é imaginar que ao mesmo tempo em que estrelava putarias, Cardoso bancava o galã nas novelas da Globo. O que o pessoal do MBL acharia disso?

Anos 1980
Mas ai vieram os anos 1980, ano da “abertura política”, e após fracassos de bilheteria, David decidiu  voltar a sua terra natal, o Mato Grosso do Sul, para investir em imóveis.

Há dez anos, conversei com ele por telefone para uma reportagem sobre uma doação que ele fez de seu acervo cinematográfico a um museu de cinema em Batatais.

Aliás, o museu não deu em nada e esse papo de doação foi apenas um gancho para que eu pudesse ouvir de David, as histórias picantes de sua vida mirabolante. Não sei se ele já tinha tomado alguns gorós (‘Bebo todo dia’, me confirmou), mas ele entregou todo mundo na conversa.



Comeu todas e todos
Uma das frases clássicas foi essa aqui: 'Comi muita gente sim, a ..., a ... e a... E acho que tinha uns viadinhos no meio também. Naquela época era assim, né. Não tinha preconceito, não", disse.

Claro que tive que “filtrar” metade da conversa, porque se eu desse nomes aos bois, o jornal corria o risco de tomar um belo de um processo (Tá vendo a censura ai?). 

Lembro que ao final, eu já não me aguentava de tanto rir, até que o rei David resolveu me contar o célebre encontro dele com o lendário diretor, produtor e ator Amácio Mazzaropi.



Jovenzinho
Nos anos 1960, logo que chegou a São Paulo em busca de emprego como ator, David foi informado que Mazzaropi adorava “jovenzinhos”, por isso poderia arranjar algum serviço para o fedelho.

David foi lá no escritório de Mazza que, além de atendê-lo, ainda o convidou para o aniversário da mãe que seria naquela mesma noite. O jovem apareceu na hora marcada, 19h, mas só encontrou o bom e velho Amácio em casa, todo pimpão.

Mazzaropi não se fez de rogado e, na maior cara de pau, colocou o bolero ‘Perfume de Gardênia’ na vitrola e convidou David para uma contradança. O rapaz hesitou, mas de olho no emprego, topou dançar agarradinho com o sujeito.

“Mazzaropi era baixinho e colocou a cabeça no meu peito, de olhos fechados. Imagina a cena”, lembra David, que jura que a dança não durou muito, porque alguém tocou logo a campainha, para a tristeza do Jeca.

 O fato é que depois dessa, David trabalhou como continuísta e diretor de produção na empresa de Mazza, a Pam Filmes. Bons tempos!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tamo aqui!

Os melhores de um ano caótico!

Sim, gente amiga, Saturno Pop também organizou uma lista dos melhores do ano. A diferença é que em tempos virtuais, resolvemos resumir as es...

Saturno Pop is Alive