sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Bendito Macalé!




O carioca Jards Macalé - Macau para os íntimos - se apresenta neste sábado em São Sebastião do Ribeirão Preto no Armazém Baixada. Meus sinceros parabéns aos envolvidos. Jards é um dos grandes nomes da nossa dita MPB que nunca teve o devido reconhecimento do público. 

Não que ele fizesse muita questão de ser popular. Seu samba torto, insano e poeticamente explosivo passa longe de modas e ‘cultos’ que transformaram a música brasileira num celeiro de espertalhões e capitanias hereditárias. Por anos, foi considerado maldito pela imprensa e gravadoras, mas Macau é, na verdade, uma benção para esse país. 

A seguir, cinco bons motivos para que você, leitor, não perca esse show:

1 – ‘Jards Macalé apresenta a Linha da Morbeza Romântica em Aprender a Nadar’ é o meu disco preferido dele. Comprei o LP ainda nos anos 1980, quando eu era um adolescente que se lixava para a MPB.  Mas o disco é tão maluco e bonito que me pegou de jeito. Ouça inteiro!



2 – ‘Farinha do Desprezo’ é a música que mais gosto de Jards. Um samba/jazz/rock com uma letra absurda e meio autobiográfica. Rebelde entre os rebeldes, o músico comeu muito da farinha do desprezo. Mas com muito estilo, claro!



3 – Nos anos 1980, Jards estava numa ‘bad’ tão grande que chegou a pensar em se matar. João Gilberto o tirou da depressão e, em seguida, nosso herói soltou um dos melhores discos de ‘covers’ da música nacional. ‘Quatro Batutas & Um Coringa’ só tem pérolas do samba de raiz. Uma das faixas que mais gosto é ‘Acertei no Milhar’, que ficou famosa na voz de Moreira da Silva, ídolo supremo de Jards.



4 – ‘Vapor Barato’, escrita por Jards e pelo amigo/poeta Wally Salomão, é a música mais famosa do carioca. A versão de Gal Costa ainda é imbatível. Confiram na voz da baiana!



5 – Claro que a gente não pode esquecer da clássica ‘Gotham City’, escrita por Jards e Capinam. Essa versão ao vivo de 2009 em que Jards usa uma máscara do Batman, é sensacional!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tamo aqui!

Os melhores de um ano caótico!

Sim, gente amiga, Saturno Pop também organizou uma lista dos melhores do ano. A diferença é que em tempos virtuais, resolvemos resumir as es...

Saturno Pop is Alive