sábado, 24 de junho de 2017

Folk do outro planeta



A banda  Doutor Jupter se apresenta neste domingo, dia 25/06, gratuitamente na UGT, aqui em São Sebastião do Ribeirão Preto. Trata-se de uma turnê comemorativa de 10 anos do grupo que passa por dez cidades paulistas. Formado por ribeirão-pretanos radicados há anos  na lendária Serra da Cantareira, em Mairiporã, na Grande São Paulo, o Doutor Júpter é um dos destaques do folk rock paulista. Em entrevista a seguir, o líder Ricardo Massoneto fala um pouco da trajetória da banda.

Saturno Pop - Como nasceu esse projeto de turnê comemorativa?
Ricardo Massoneto - Uma banda completar 10 anos em atividade, achamos ser um bom motivo pra comemorar...rsrsrs. Começamos a projetar tudo ainda no início de 2016. Pretendíamos circular por espaços culturais parceiros. O projeto aprovado foi uma surpresa positiva, que permitiu que conseguíssemos passar por cidades de diferentes regiões, por exemplo extremos como Presidente Prudente e São Sebastião. Passaremos por pelo menos 10 cidades, em 2017, com o show comemorativo. É uma oportunidade muito boa, a de difundirmos o repertório da banda na estrada.

 Vocês conseguiram a aprovação da turnê pelo Proac (Programa de Ação Cultural do Governo paulista). O sonho de muitos artistas. Foi difícil?
                Estamos na estrada há muito tempo, e tentamos muitas e muitas vezes conquistar esse prêmio do Estado. Quando começamos a concretizar nossos projetos na realidade, pra depois buscar um apoio, tivemos propostas mais fortalecidas para apresentar. Se a proposta é circulação, é importante já ter parcerias estabelecidas. Se a proposta é um disco, é importante já estar produzindo. Você deve apresentar o que já existe. Essa é a nossa dica.

 Foi difícil organizar a logística de shows?
Em janeiro de 2016 estivemos com uma série de produtores culturais que mantêm seus espaços em suas respectivas cidades e dali, já consolidamos uma proposta de roteiro. A intenção ainda é trabalhar pra ampliar esses pontos parceiros, na tentativa de criarmos novos corredores culturais, pra oxigenar e colaborar com o aquecimento da circulação das artes.

Vocês tem uma história de luta q começou quando deixaram Ribeirão para viver na Serra da Cantareira. Conte um pouco sobre isso...
Quando encaramos a mudança foi uma experiência doida mudar de Veraneio/79, juntar todos em uma só casa, tocar em madrugadas e mais madrugadas em São Paulo pra sobreviver, e ao mesmo tempo começar colocar em prática o trabalho autoral. Corremos sempre muito pra manter o plano de pé. Nos dedicamos integralmente ao setor cultural e artístico. Eu e minha maior parceira de composições, ideologia e de vida, a Mariana. A atuação no setor cultural e artístico virou nossa luta, nossa bandeira, nossa profissão e nosso vício.

Como é a vida em Mairiporã?

                Mairiporã é um verdadeiro paraíso natural, uma cidade muito peculiar e pitoresca. Temos uma proximidade muito grande com a natureza e pessoas que curtem esse estilo de vida. Foi assim que conseguimos reunir um grupo muito bacana de pessoas ligadas à arte e cultura, e a partir daí começamos a encampar uma mudança da realidade cultural da cidade. 


SERVIÇO
O show começa as 17h neste domingão (25/06)
É gratuito, amigos...
A UGT - Memorial da Classe Operária fica na rua José Bonifácio, 59
Centro de Ribeirão Preto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tamo aqui!

Os melhores de um ano caótico!

Sim, gente amiga, Saturno Pop também organizou uma lista dos melhores do ano. A diferença é que em tempos virtuais, resolvemos resumir as es...

Saturno Pop is Alive