terça-feira, 20 de junho de 2017

O rock é o novo jazz?


Nos últimos tempos, muita gente tem se perguntado se o rock ainda é relevante. Ou seja, quem é que liga para a música feita com guitarras, baixo e bateria? Apenas trintões e quarentões barrigudos e grisalhos? De acordo com as paradas de sucesso daqui e de fora, é mais ou menos isso mesmo. Ou seja, o rock corre o risco de ser uma música de nicho, segmentada, a exemplo do jazz e da música instrumental. 

Em listas recentes das canções mais tocadas nos serviços de streaming no Brasil só tem música pop norte-americana e hits das duplas sertanejas nacionais nas paradas. Nas últimas semanas, apenas Anitta conseguiu furar o cerco dessa turma. Nos EUA, não é muito diferente. O pop e o rap dominam as 'charts' gringas. 

Longe das rádios

Não é preciso ir muito longe. É só ligar a TV e as rádios comerciais para se ter uma noção do que realmente é a música popular brasileira. A não ser pelas rádios especializadas e estatais, rock e MPB passam longe. Puxe ai pela sua memória qual foi a última banda nacional a fazer sucesso por estas terras: NXZero? Los Hermanos



Pelas redes sociais, vejo produtores e donos de casas de shows do interior paulista e da capital passando um perrengue danado pra tentar manter o local aberto dando espaço apenas para o rock. Muitos tiveram que optar pro uma programação mais 'flexível' com direito a muitas festas temáticas apenas com DJs ou artistas covers. 

João Rock

Porém, ao mesmo tempo, como explicar o sucesso dos festivais 'rockistas' no país? Eles se espalham pelos quatro cantos como uma febre, sejam de pequeno ou de grande porte. Um bom exemplo é o João Rock daqui de São Sebastião do Ribeirão Preto que sempre é um sucesso de público (veja abaixo a Nação Zumbi na edição de 2014). Mas será que ele traz algum tipo de benefício à produção local? Movimenta a cena paulista? O rock está mais popular por aqui por causa do festival? Não!




Ao que parece, as pessoas hoje em dia estão mais interessadas no evento em si, no clima de balada, do que necessariamente dispensar algum tempo de sua vida para ouvir aquela banda ou artista num show exclusivo. Isso é ruim? Não sei. Acredito que é apenas o sinal dos tempos.



Um comentário:

  1. Anda muito estranha a cena atual do rock, sem contar que tem um monte de coisa chata e ruim! vejo os lançs, e um monte de banda que estão em eventos, festivais legais...ouço, e não nd de novo, interessante, anda terrível!

    ResponderExcluir

Tamo aqui!

Os melhores de um ano caótico!

Sim, gente amiga, Saturno Pop também organizou uma lista dos melhores do ano. A diferença é que em tempos virtuais, resolvemos resumir as es...

Saturno Pop is Alive