quarta-feira, 28 de junho de 2017

O dia em que levei Hermeto ao banheiro



Fotos: Jefferson Barcellos

Hermeto Pascoal, vulgo O Bruxo, se apresenta nesta quarta-feira em São Sebastião do Ribeirão Preto no Theatro Pedro II (em evento do Sesc local), com ingressos esgotados. Um show do mestre alagoano por aqui é sempre um acontecimento e tanto.

O albino é uma figuraça. Todo mundo que assistiu a uma performance dele por esses lados tem uma história divertida pra contar.

Uma das mais célebres envolve um conhecido artista local que, ainda iniciante, tentou dar uma canja durante um show de Hermeto no Teatro de Arena nos anos 1980. Mal começou a dedilhar sua canção, foi convidado a se retirar educadamente do palco pelo próprio anfitrião.

Missa dos Escravos
Eu conheci a música do albino ainda garoto em SP quando alguém da família (ou algum vizinho insano) me deu um disco intitulado ‘Nova História da Música Popular Brasileira’. O álbum começava com ‘Plin’ e ‘ Missa dos Escravos’ e, rapaz, que maluquice era aquilo.

Anos depois, ainda estudante de jornalismo, consegui uma entrevista com Hermeto no hotel onde ele estava hospedado em Ribeirão.

Hermeto falou à beça. Falou sobre a sua vida no sertão do Alagoas, seu início de carreira no Sudeste (graças a sua semelhança com Sivuca), sua impaciência com o rock e com a turma da MPB e, claro, o soco que deu na cara de Miles Davis durante uma luta de boxe.


Olimpus 135
Mas o mais engraçado de tudo foi quando tentei tirar uma foto dele com minha máquina Olimpus 135 (tenho até hoje). Sem flash e com o dia já escurecendo, percorremos todo o saguão do hotel em busca de uma lâmpada que fosse clara o suficiente para um retrato digno do mestre.

Em dado momento, com certeza o mais constrangedor de todos, nós dois entramos no banheiro em busca da luz ideal. Hermeto não deu a mínima: soltou o cabelo e fez pose ao lado do espelho e da pia.

Fico imaginando a mesma situação com algum outro medalhão da MPB. Com certeza, teria me mandado catar coquinho na estrada. Mas Hermeto foi um lorde!

Em tempo

As fotos de Hermeto que usei para esse post foram feitas pelo amigo de fé, fotógrafo e baterista Jefferson Barcellos há 15 anos num hotel fuleiro da Consolação, lá em Éssepê. Ao contrário daquelas que fiz com minha Olimpus, ficaram lindas! Gracias, hombre! A seguir, o Bruxo enlouquecendo em Montreaux...





2 comentários:

Tamo aqui!

Os melhores de um ano caótico!

Sim, gente amiga, Saturno Pop também organizou uma lista dos melhores do ano. A diferença é que em tempos virtuais, resolvemos resumir as es...

Saturno Pop is Alive