sábado, 9 de dezembro de 2017

Enquanto houver guitarras, há esperança



O rock agoniza, mas ainda encanta velhos corações que pulsam com eletricidade e distorção. Uma das bandas prediletas do blog, Les Deuxluxes, formada pela dupla canadense Anna Frances Myers e Etienne Barry, é a prova de que onde há guitarra, há esperança.

No caso deles são duas guitarras e um kit de bateria montado especialmente para que Etienne o toque somente com os pés. O rapaz é um verdadeiro malabarista.

A dupla encerra sua turnê no Brasil neste final de semana, com um show neste sábado no Rio de Janeiro e, de acordo com Etienne, uma apresentação surpresa em SP, talvez nesse domingo.

Ao vivo
Este que vos escreve conferiu a dupla em ação num estúdio de gravação em Americana (SP), o Édem Records. Eles abriram para o Autoramas, reis do garage pop nacional, e mesmo num local que ainda precisa se adaptar para dar uma estrutura digna para um show, mostraram que boa música se faz com pouco.

Tocaram para cerca de vinte a trinta pessoas durante 40 minutos. Tudo muito alto, mas bem executado e vibrante. Infelizmente a voz magnifica de Anna não estava nítida, mas a menina (que fala português!) é uma força da natureza e dominou o pequeno palco. Etienne é justamente o avesso. Um mestre zen em seu oficio, segurando a onda nos momentos mais complicados.  


Conterrâneos
É uma felicidade única ver esses dois jovens tão talentosos dedicarem-se a um gênero ‘fora de moda’ de forma determinada. Despencaram sozinhos de sua Montreal local para uma turnê sul-americana cheia de altos e baixos e não esmoreceram.  

São o avesso dos conterrâneos do Arcade Fire que também estão no Brasil, mas para alguns shows gigantescos com estrutura invejável. Porém, se o Arcade parece vive um momento de impasse criativo com o péssimo ‘Everything Now’, Les Deuxluxes segue firme e forte na cena garageira.

Foi  curioso vê-los ao lado dos amigos do Autoramas em Americana. O líder Gabriel Thomaz é um incansável batalhador da cena independente nacional e não dá sinais de cansaço.

Os shows do Les Deuxluxes no Brasil foram praticamente ignorados pela grande mídia local, o que é uma tremenda injustiça. Porque enquanto houver jovens como esses canadenses, a vida ainda faz sentido para os fãs de, como é mesmo nome, ah... rock.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tamo aqui!

Os melhores de um ano caótico!

Sim, gente amiga, Saturno Pop também organizou uma lista dos melhores do ano. A diferença é que em tempos virtuais, resolvemos resumir as es...

Saturno Pop is Alive